Despoina Damale

Um pequeno oásis para os amigos





Arquivos:





Fale Comigo

6.5.06

 


O grande perigo na vida do homem


Faz muito tempo, mais ou menos uns quarenta anos, alguém certo dia, em tom sentencioso, me disse isto:

- Ruy, há três grandes perigos na vida de um homem: jogo, bebida e mulher!

Lembro-me que naquela ocasião, devido à diferença de idade entre mim e ele, e também devido a uma outra especial circunstancia, não quis retrucar ao meu “conselheiro”. Entretanto, lá por dentro eu dizia aos meus botões: “perigo maior é mesmo a ambição de poder.”

Hoje, depois de muitos anos vividos, e muitas experiências correlatas, creio que existe um perigo mais sutil e mais generalizado que a ambição de poder.Lembre-se que a existência da ambição de poder está sempre condicionada por um certo “status”.Esse tipo de ambicioso sabe que tem uma real possibilidade de atingir o vértice desejado. O perigo mais geral a que me refiro, vamos logo ao ponto, é o de alguém ser bem sucedido.

Um homem bem sucedido, em qualquer profissão, em qualquer atividade humana, corre o permanente risco de achar que todos os seus referenciais, suas matrizes de julgamento estão corretos.Acomodado no sucesso, ele acha que não precisa aprender mais nada.Se tiver que ler um livro será alguma obra que lhe propicie meramente uma distração, e não um texto que o faça refletir.Se fizer uma viagem, por exemplo, à Europa, não levará em sua bagagem uma inútil reverência ao passado.

Piores que esses exemplos, digamos assim, “culturais”, são as atitudes éticas assumidas, são as opiniões sobre questões morais emitidas pelo homem bem sucedido.Dificilmente ele se angustia, se arrepende, se entristece ao descobrir a enorme distância entre o seu viver diário e a perfeição a que todos fomos ordenados pelo Cristo.


posted by ruy at 4:47 da manhã

 

Powered By Blogger TM