Despoina Damale

Um pequeno oásis para os amigos





Arquivos:





Fale Comigo

23.2.06

 





Ouvindo as palavras de um sábio


Uns dois ou três leitores me perguntaram por que tenho andado ausente.Ora, eu não saberia responder claramente a essa atenciosa interrogação. Entretanto, posso dizer de pronto que muito melhor que ficar externando a minha opinião é divulgar para os amigos a mensagem de homens cheios de sabedoria. Um deles chama-se Joseph Ratzinger e é hoje o nosso papa Bento XVI.

Faz pouco tempo, foi editada no Brasil, pela IMAGO, uma tradução do livro SALZ DER ERDE (“O SAL DA TERRA”), uma entrevista dada por Ratzinger ao jornalista Peter Seewald, em 1996. Há poucos dias recomendei aos visitantes deste “pequeno oásis” que não deixassem de ler essa obra.No “post” de hoje vou citar um pequeno trecho do livro.

Na página 23, o entrevistador pergunta ao Cardeal (na época prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé):

- “A verdade sobre o Homem e Deus parece ser muitas vezes triste e pesada..A fé , em si, só é suportável por naturezas mais fortes? Muitas vezes é tida como uma exigência demasiado grande..Como poderemos alegrar-nos com a fé? ”

Responde Ratzinger:

Eu diria, pelo contrário, que a fé dá alegria.Se Deus não está presente, o mundo desertifica-se.e tudo se torna aborrecido, tudo é completamente insuficiente.Hoje vê-se bem como um mundo sem Deus se desgasta cada vez mais, como se tornou um mundo sem nenhuma alegria..A grande alegria vem do fato de existir o grande amor, e essa é a afirmação da fé.

Pouco mais à frente, acrescenta Ratzinger:

Pode-se dizer que o elemento fundamental do cristianismo é a alegria.Não me refiro à alegria no sentido de um divertimento qualquer, que pode ter o desespero como pano de fundo.Como sabemos, muitas vezes o divertimento é a máscara do desespero.Mas eu me refiro à verdadeira alegria. É uma alegria que coexiste com uma existência difícil e que torna possível que essa existência seja vivida.A história de Jesus Cristo começa, segundo o Evangelho, com o anjo que diz a Maria: Alegra-te! Na noite do nascimento, os anjos dizem outra vez: Anunciamo-vos uma grande alegria.E Jesus diz: Anuncio-vos a Boa Nova.

Meus amigos, se eu parasse de escrever “posts” com idéias e opiniões minhas e ficasse aqui simplesmente transcrevendo trechos desse livro notável, todos nós sairíamos ganhando, vocês e eu.Por isso, repito, enfaticamente: comprem e leiam O SAL DA TERRA! E divulguem-no entre seus parentes e amigos!


posted by ruy at 12:41 da tarde

 

Powered By Blogger TM